Publicidade
INSS
Prova de vida retoma obrigatoriedade em 2022
Procedimento serve para que fraudes sejam evitadas no trâmite de repasse dos recursos
Por: Redação
Publicado em: sexta, 07 de janeiro de 2022 às 15:42h
Atualizado em: sexta, 07 de janeiro de 2022 às 15:47h

Após duas suspensões entre 2020 e 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, a prova de vida para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) volta a ser obrigatória para manter o pagamento do benefício em 2022. O procedimento serve para que fraudes sejam evitadas no trâmite de repasse dos recursos. 
Os assistidos pelo INSS que não comprovaram estar vivos até dezembro de 2020 possuem o prazo de até fevereiro deste ano para realizar o procedimento para assegurar o benefício. Já aqueles que devem realizar a prova de vida entre janeiro e junho deste ano terão até março de 2023 para executar o trâmite. 
A contar este ano, independente do vencimento da prova de vida, o segurado deverá executar a prova no mês de seu aniversário para evitar o bloqueio do benefício, contudo, os bloqueios protocolados passarão a valer a partir de julho de 2022. 
A forma mais comum para realizar a prova de vida é se deslocar até o banco cadastrado para o pagamento do seguro social. Idosos que não estejam em condições de se locomover ou que possuam mais de 80 anos podem solicitar o atendimento em domicílio.        
Ainda, é possível realizar a prova de vida de forma digital, usando os aplicativos Gov.br e o Meu INSS. Ambos estão disponíveis para os sistemas Android e iOS.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU