Publicidade
Estiagem
Ministra da Agricultura virá ao RS para averiguar prejuízos da seca
Ausência de chuvas adequadas culminou na pior seca dos últimos 17 anos no Estado, com mais de 100 municípios em situação de emergência
Por: Redação
Publicado em: terça, 04 de janeiro de 2022 às 16:46h
Atualizado em: terça, 04 de janeiro de 2022 às 16:52h

A situação da estiagem no Rio Grande do Sul está se agravando a ponto de necessitar da intervenção do governo Federal. Conforme informações da Gaúcha ZH (GZH), na próxima semana, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, desembarcará no Estado para conferir de perto a situação da seca no território gaúcho. A ministra irá visitar quatros Estados brasileiros que estão sendo afetados devido à questão hídrica. A visita da ministra servirá para articular, junto aos representantes do Estado, ações federais para amenizar os impactos da estiagem no âmbito econômico para a agricultura. 
No RS, conforme a Defesa Civil, até a segunda-feira, 3, 105 municípios já haviam decretado oficialmente situação de emergência. Ainda na segunda-feira, uma reunião foi organizada por autoridades estaduais que discutiram um plano emergencial para enfrentar a questão. 
O governo gaúcho já anunciou o aporte de mais de R$ 200 milhões para a realização de projetos de irrigação e conservação de água que devem ser desipensados para a licitação após a liberação do orçamento na metade de janeiro.

*Mais informações sobre a situação da estiagem na edição impressa desta quarta-feira, 5, do AU.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Gaúcha ZH
Vitrine do AU