Publicidade
Avaliação
Reunião vai debater combate à estiagem no RS
Lideranças do Estado se reúnem na próxima segunda-feira, 3
Por: Redação
Publicado em: sábado, 01 de janeiro de 2022 às 10:36h
Atualizado em: sábado, 01 de janeiro de 2022 às 12:59h

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, se reúne com a Defesa Civil e a Emater-RS/Ascar para alinhar ações de apoio aos produtores prejudicados com o novo período de estiagem no Rio Grande do Sul, na sede da Defesa Civil na próxima segunda-feira, 3. Até a última quarta-feira, 29 de dezembro, 76 municípios decretaram situação de emergência.

Publicidade

Em contato com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, na última quinta-feira, 30 de dezembro, a secretária Silvana manifestou a preocupação sobre os inúmeros relatos de perdas nas lavouras e falta de água para consumo humano, que tem recebido de diversas regiões do Estado. Silvana lembrou que, há 10 dias, apenas 12 municípios tinham situação de emergência decretada, mas que o cenário se agravou muito nos últimos dias. A ministra Tereza Cristina se colocou à disposição para participar remotamente da reunião de segunda-feira e estudar, junto ao grupo, medidas de apoio aos produtores do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina e Paraná, que também têm sofrido prejuízos por conta da falta de chuvas.  

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria, Erli Teixeira, “entre as ações já em andamento neste momento estão a solicitação para que a Emater priorize a verificação dos comunicados de laudos do Proagro solicitados pelos produtores, auxilie as prefeituras nos decretos de situação de emergência e que apresente um levantamento das perdas com a estiagem”.

Na pauta do encontro também estará em discussão algumas propostas como a possibilidade de anistia dos valores devidos ao Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, executado pela SEAPDR, e possíveis ações do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural já para o início do ano que vem, quando o orçamento estiver disponível.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Seadpr.
Vitrine do AU