Publicidade
Inovação
Pedra Café sedia evento com senador da República em Ametista do Sul
Parlamentar, além de outras lideranças de diversos segmentos compareceram na cafeteria para discutir avanços tecnológicos no meio rural
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: sexta, 31 de dezembro de 2021 às 10:25h
Atualizado em: segunda, 03 de janeiro de 2022 às 15:23h

A Cafeteria Pedra Café, de Ametista do Sul, sediou um evento articulado pelo senador da República, Luis Carlos Heinze (Progressistas/RS), que reuniu lideranças e autoridades de diversas áreas da sociedade para debater melhorias na produtividade agrícola. Na tarde desta quarta-feira, 29, prefeitos da região, além de representantes do cooperativismo, do empresariado, da Emater, bem como produtores rurais, cerealistas e membros da classe garimpeira e mineradora, estiveram debatendo acerca da introdução de um novo método que envolve o âmbito da produtividade nas lavouras. Durante a tarde, Heinze organizou uma reunião que, além de contar com a presença dos líderes regionais, contou também com a participação de forma online de outros representantes políticos e profissionais do meio rural de diversas partes do Brasil que conhecem e trabalham com a tecnologia de remineralização do solo através do emprego do insumo criado a partir do pó de rochas.

Publicidade

Durante a explanação, os profissionais que atuam no ramo falaram sobre os benefícios do uso do pó de rocha como um insumo para potencializar as produções. Tendo em vista que o pó de rocha, ou remineralizador – como é conhecido comercialmente – é presente em grande quantidade na região, devido à atividade de mineração, as lideranças estiveram atentas para conhecer mais acerca dessa tecnologia que é pouco usada no Rio Grande do Sul. O professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, Clovis Da Ros, explicou que existe um projeto na instituição de ensino superior implementado ainda em 2018 para pesquisar acerca da aplicabilidade e extração do produto no âmbito das lavouras. Da Ros destaca ainda que essa é uma linha muito promissora de evolução, caracterizando o uso do remineralizador como o futuro do processo de nutrição de plantas.  

Ainda, durante a reunião, representantes de empresas e pesquisadores que já trabalham com o remineralizador destacaram uma série de benefícios que a adoção do insumo pode resultar, como economia de até 20% em relação ao custo de outros insumos do segmento, bem como benefícios para a saúde, visto que o pó de rocha carrega em sua composição mais minerais do que outros compostos químicos, além de outras vantagens.

O senador Heinze pontuou durante sua fala a importância de as lideranças da região investirem no novo método, tendo em vista os fatores logísticos e de produtividade que a nova tecnologia propicia na região. 

As autoridades puderam ouvir as explanações do corpo técnico presente na reunião no conforto das acomodações da Cafeteria Pedra Café tendo acesso ao amplo menu do estabelecimento. 


Mais informações na edição impressa da quarta-feira, 5, do AU.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU