Publicidade
Negócios
Estudos apontam que o setor de TI é o que mais cresce nos últimos anos
Contudo, mão de obra disponível é insuficiente para acompanhar a evolução do mercado
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: segunda, 20 de dezembro de 2021 às 08:57h

O momento vivido de aceleração tecnológica tem feito com que determinados setores de trabalho garantissem um aumento exponencial na demanda por profissionais qualificados. Um desses segmentos é a área de Tecnologia da Informação (TI), que vem registrando números surpreendentes. 
Ainda antes do contexto da pandemia do novo coronavírus, o setor de TI já vinha demonstrando crescimento superior à média geral comparada com outros serviços. Um levantamento realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), publicado em setembro de 2021, mostra que, entre 2012 e 2019, o segmento de serviços brasileiros registrou crescimento de cerca de 10% ao ano na receita bruta. Já a receita bruta dos serviços de TI subiu 31% ao ano e alcançou cerca de R$ 202 bilhões no fim do exercício de 2019. 
Já no âmbito da pandemia, ao passo que grande parte de outros setores foram duramente prejudicados, fazendo com que a economia brasileira de modo geral ficasse em estado de retração no segundo trimestre de 2021, com 0,1%, a atividade de informação e comunicação cresceu 5,6% em relação ao trimestre anterior, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas pelo UOL.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), e publicados pelo portal Uol Economia, nos seis primeiros meses deste ano, as atividades do ramo de tecnologia da informação estavam 27,8% acima do patamar de pré-pandemia, com criação de 107 mil postos de trabalho abertos no setor, incluindo serviços de telecomunicações.

Conteúdo restrito a assinantes
Vitrine do AU