Publicidade
Recursos públicos
Setur e Codemau assinam convênio para fortalecer o turismo regional
Ato de assinatura aconteceu em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 2
Por: Redação
Publicado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 16:29h
Atualizado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 16:33h

Como forma de endossar o turismo regional, um convênio foi assinado, na tarde desta quinta-feira, 2, entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), que tem a finalidade de viabilizar financeiramente o projeto Fortalecimento do Turismo Regional, que beneficiará sete municípios da região. O momento foi marcado por ato solene realizado no gabinete do secretário Ronaldo Santini, em Porto Alegre. Representando a diretoria do Codemau esteve a presidente Marcia Faccin, tesoureiro José Galera e o assessor voluntário Mauro Rosa. 
O projeto foi uma demanda eleita na Consulta Popular 2018/2019, no valor de R$ 305.984,85, com o objetivo de divulgar e qualificar o turismo regional. Conforme a presidente do Codemau, Marcia Faccin, o desenvolvimento deste projeto tem caráter estratégico, pois teve como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai 2015/2030.
–  Os municípios contemplados são aqueles que votaram na demanda na época do pleito, como Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Rio dos Índios. Entre as ações do projeto estão a criação de plataformas digitais e demais materiais para a divulgação das atrações e pontos turísticos, além da realização de qualificações para os empreendedores da atividade na região – detalha. 
A coordenação das ações propostas no projeto ficou a cargo do Codemau e, para a execução das atividades, serão abertos processos licitatórios. A diretoria reforça que na cédula de votação da Consulta Popular 2021/2022, cujo período de votação se encerra em 15 de dezembro, tem uma proposta contemplando o turismo também com a finalidade de divulgar e qualificar o setor, e se eleita poderá contemplar os demais municípios da região.
Os próximos trâmites para acesso efetivo ao recurso devem ser realizados nos próximos meses, bem como reuniões com os representantes do setor de cada município beneficiado.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom Codemau
Publicidade