Publicidade
Educação
UFSM retomará realização de formaturas presenciais em dezembro
Caberá às coordenações de cursos optar entre a realização de colações de grau solenes na presencialidade física, solenes por Webconferência ou de Gabinete
Por: Redação
Publicado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 13:29h
Atualizado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 13:36h

A Universidade Federal de Santa Maria irá retomar no dia 4 dezembro de 2021, às 19h, a realização de formaturas presenciais na instituição. No último, 29, a Pró-reitoria de Graduação da UFSM publicou Instrução Normativa que regula o retorno/transição da realização de colações de grau presenciais dos cursos de graduação. A IN 02/2021/PROGRAD foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública/COVID 19 – COE-E.

Publicidade
Publicidade


O reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, celebra a possibilidade de retorno das formaturas de forma segura. “Depois de um ano e meio formando profissionais no formato on-line, temos a alegria de poder realizar a primeira colação de grau solene presencial no Centro de Convenções da UFSM ainda em dezembro de 2021. Queremos destacar que foi uma decisão muito discutida no âmbito do COE-E UFSM, da Gestão da UFSM e das unidades envolvidas. Obviamente, em atenção às condições sanitárias, serão observadas todas as medidas de segurança e estaremos sempre atentos a qualquer mudança no quadro que possa representar risco à comunidade. Por coincidência, será a formatura do curso de Odontologia, onde voltarei a atuar a partir de janeiro de 2022. Será um momento muito importante para nossa universidade, que mesmo tendo mantido suas atividades semipresenciais, vem retornando às atividades administrativas e acadêmicas totalmente presenciais, de forma gradual e segura, como sempre defendemos. E também para mim, que encerrarei em 23 de dezembro este ciclo à frente da reitoria”, afirma.

Instrução Normativa regula volta das colações presenciais
Conforme explica o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, cabe às coordenações de cursos de graduação da UFSM, neste período de transição (retorno), optar entre a realização de colações de grau solenes na presencialidade física, solenes por Webconferência ou de Gabinete. Elas somente poderão ocorrer nas dependências da Universidade, exceto nos campi fora de sede e cursos EAD. A normativa prevê a possibilidade de realização em espaços fechados (auditórios), ao ar livre, ou nas dependências do Centro de Convenções.


Colações de grau solenes em espaços fechados (auditórios) ficarão sob a responsabilidade das Unidades de Ensino, seguindo os Planos de Contingência de cada Unidade. Em espaços abertos, a responsabilidade é das Unidades de Ensino e/ou Pró-reitoria de Infraestrutura. No Centro de Convenções, deverão estar de acordo com o Plano de Retorno do Centro de Convenções para Colações de grau aprovado pelo COE-E. Em locais externos à UFSM, ocorrerão de acordo com as normas de biossegurança estabelecidas pelos municípios e Governo do Estado.


A normativa define que devem ser respeitados os devidos distanciamentos regulamentares entre pessoas, uso de máscara e de álcool em gel em todos os espaços. Como as solenidades de colação de grau são categorizadas enquanto eventos, será exigido de toda pessoa participante (organização, autoridades e público) a comprovação do esquema vacinal completo para ingressar no local, cumprindo as determinações da legislação estadual.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Ascom UFSM.
Publicidade