Publicidade
Comemorações
Dia das Crianças: programações especiais celebram data na região
Além de brinquedos infláveis, ação social e visitas marcaram atividades nos municípios. Dia do Professor também foi lembrado
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quarta, 13 de outubro de 2021 às 14:08h
Atualizado em: quarta, 13 de outubro de 2021 às 14:16h

Em razão do Dia das Crianças, celebrado nesta terça-feira, 12, e do Dia dos Professores, que será lembrado na sexta-feira, 15, muitas escolas da região de abrangência do jornal O Alto Uruguai realizaram atividades especiais com os alunos em alusão às datas comemorativas. As ações aconteceram de forma presencial e foram promovidas, em sua maioria, pelas Secretarias de Educação de cada município. Em algumas cidades, os professores também foram homenageados nas programações.

Publicidade

 

Caiçara

Na segunda-feira, 11, foram realizadas atividades alusivas ao Dia das Crianças, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Caiçara, junto com o Sicredi. Em torno de 325 crianças da rede municipal e estadual de ensino foram ao Parque Municipal Guilherme Perlin, onde havia diversos brinquedos infláveis, camas elásticas, pintura de desenhos, pintura de rosto, músicas e lanches.

Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental foram organizados jogos nas escolas para comemorar o dia.

Boa Vista das Missões

A Secretaria de Educação de Boa Vista das Missões realizou, na última semana, uma série de atividades especiais em comemoração ao Dia das Crianças. A programação iniciou com uma sessão de cinema e seguiu com atividades diárias diferenciadas, como piqueniques, passeios e dia do brinquedo. As ações seguem até sexta-feira, 15, quando é comemorado o Dia do Professor.

De acordo com a secretária de Educação, Gesseca Camara, para a comemoração de sexta-feira, a pasta está desenvolvendo uma ação surpresa, para que todos possam comemorar juntos a data. “Para nós, da Secretaria de Educação, os professores são nossos olhos e sem eles nós não somos nada”, destaca Gesseca.

Palmitinho

A Administração de Palmitinho, por meio da Secretaria da Educação e Cultura (Smec), promoveu na última quinta-feira, 7, um passeio alusivo ao Dia das Crianças, com o objetivo de integrar as escolas do município. O “Trenzinho Expresso da Alegria” percorreu as ruas da cidade, acompanhado de personagens infantis e dos alunos das séries iniciais e educação infantil.  

Conforme o secretário da Educação e Cultura, Vilmar Gazzana, o momento propiciou a alegria das crianças na semana que antecede ao dia dedicado a elas. “O passeio também possibilitou um maior conhecimento dos alunos que percorreram as ruas da cidade, visualizando os principais pontos turísticos de nossa cidade”, detalha o secretário.

Pinhal

O projeto “Vereador mirim”, desenvolvido pelo Poder Legislativo de Pinhal, realizou na última semana a entrega de doces e brinquedos para crianças carentes do município. A atividade foi alusiva ao Dia das Crianças. Os presentes foram adquiridos a partir de recursos arrecadados com a venda de minipizzas, que foram produzidas pelos próprios estudantes, com apoio da coordenação do projeto e familiares. Com a iniciativa foram produzidas e vendidas mais de 600 minipizzas.
Intitulada “Porque colocar-se no lugar do outro é a melhor forma de começar a mudar o mundo", a ação solidária já se tornou tradicional no município, pois acontece todos os anos e busca chamar a atenção para a importância da solidariedade no dia a dia no amparo às pessoas que mais precisam.
A coordenadora do projeto, Michele Maciskoski, destaca a importância da colaboração da comunidade que abraçou a iniciativa, colaborando tanto para a produção das minipizzas como também na aquisição das mesmas, gerando fundos para a compra dos brinquedos e doces. A vereadora responsável pelo projeto neste ano é Maria Cleci Zanetti.

Taquaruçu do Sul

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin, de Taquaruçu do Sul, desenvolveu um calendário de ações para comemorar a semana das crianças no município. As atividades iniciaram na segunda-feira, 4, com as visitas dos personagens infantis, lanches especiais e cama elástica, em seguida, foi realizado o “dia do cabelo maluco”, o “dia da fantasia”, além da tarde de gincanas de jogos e brincadeira, e do “dia do cinema”.

As ações foram promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec), equipe diretiva, professores e funcionários da Escola.

Rodeio Bonito

Em alusão ao Dia das Crianças, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Rodeio Bonito, em parceria com o Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o programa A União Faz a Vida, realizará no dia de hoje uma programação especial para as crianças do município.

No auditório da Escola José André Acadroli, acontece a apresentação da peça teatral “A terra dos Bonecos”. Serão dois horários de apresentação da peça, às 9 horas e às 15 horas. A atração é destinada para os estudantes de todas as escolas do município da educação infantil, ensino fundamental e ensino especial.

Ainda, para dar seguimento à programação do Dia das Crianças, serão desenvolvidas 19 atividades.

 

Cristal do Sul

A Secretaria de Educação de Cristal do Sul, em parceria com as escolas do município, preparou diversas atividades para comemorar o Dia das Crianças. Na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Rosalino Alves de Oliveira foram desenvolvidas diversas ações com as crianças, como brincadeiras de contação de histórias, dia da fantasia, caça ao tesouro, esculturas com argila e um dia temático, onde os alunos tiveram aula sobre musicalidade com atividades e foram fantasiados. Além disso, os alunos ganharam lanches especiais durante a realização da programação.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nelci Liane de Vargas promoveu uma semana especial em comemoração ao Dia das Crianças, dos Professores e Funcionários Públicos. Entre as brincadeiras desenvolvidas teve a corrida de sacos e distribuição de sorvete para os alunos.

Dois Irmãos das Missões

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT), em parceria com a Administração de Dois Irmãos das Missões, fez uma aquisição de brinquedos para as comunidades escolares, para serem usadas na programação do Dia das Crianças e permanecerá nas escolas.

Em visita realizada nas escolas municipais, foi entregue um brinquedo coletivo, que ficará na escola e poderá ser usado ao longo dos anos por diversos alunos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Markus Donatti Bressan, os estudantes receberam uma mesa de ping-pong com kit completo. Nas escolas João Gomes de Oliveira e Nenê Boava, os alunos ganharam uma mesa de air hockey discos e rebatedores. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Polegar, as crianças foram presenteadas com uma centopeia.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU