Publicidade
Agricultura familiar
Feiras na região voltam a movimentar economia
Ações tiveram o objetivo de incentivar a produção local
Por: Joana Kraemer
Publicado em: sexta, 08 de outubro de 2021 às 09:28h
Atualizado em: sexta, 08 de outubro de 2021 às 09:51h

A última sexta-feira, 1º e sábado, 2, foram marcados pela realização das Feiras da Agricultura Familiar e Artesanato na região. Na abrangência do jornal O Alto Uruguai, as programações ocorreram nos municípios de Boa Vista das Missões, Caiçara, Novo Tiradentes e Taquaruçu do Sul, que movimentaram suas economias locais com a venda de produtos dos pequenos produtores e artesãos.

Publicidade

 

Boa Vista das Missões

Em Boa Vista das Missões, a Feira da Agricultura Familiar contou com a comercialização de hortifrutis, além de artesanatos, flores, geleias, mel e demais produtos da agricultura familiar. O evento aconteceu na sexta-feira 1º, e contou com a presença da comunidade.

(Foto: Prefeitura de Boa Vista das Missões)

Caiçara

Em Caiçara, a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato foi promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, com a colaboração da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e instituições privadas. A feira, que aconteceu no parque municipal, contou com a venda de produtos oriundos das propriedades rurais de Caiçara, além dos artesanatos e dos itens das agroindústrias familiares. Várias lideranças prestigiaram a programação, dentre elas, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari.

De acordo com o prefeito, Daniel Coelho dos Santos, uma reunião com os organizadores e expositores será realizada para estuar a possibilidade de a feira ser realizada de forma quinzenal ou mensalmente.

(Foto: Gustavo Megusso/Divulgação) 

Novo Tiradentes

Com o intuito de fomentar as cadeias produtivas locais, no último sábado, 2, ocorreu na Praça Reinaldo Grespan a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Peixe vivo de Novo Tiradentes. O evento contou com a participação de 21 expositores com mais de 120 produtos disponíveis para a comercialização. Os consumidores que prestigiaram puderam adquirir, hortaliças, legumes, verduras, panificados e também artesanato em madeira, costura, crochês, bordados e saboaria artesanal.

A feira é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e administração de Novo Tiradentes, com apoio do Sicredi Alto Uruguai por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional e acontece em no primeiro sábado de cada mês, a próxima edição será no dia 6 de novembro.

(Foto: Prefeitura de Novo Tiradentes/ Divulgação) 

Taquaruçu do Sul

A Feira da Agricultura Familiar de Taquaruçu do Sul, que foi realizada no sábado, 2, superou a expectativa dos organizadores e expositores. O evento, que apresenta um papel importante na cooperação entre os pequenos produtores locais, consumidores, instituições e Poder Público buscou valorizar os agricultores locais e o fortalecimento comercial.

A Feira da Agricultura Familiar é uma promoção da Emater/RS-Ascar em parceria com a administração municipal, por meio das Secretarias da Agricultura, Educação, Assistência Social e Obras, além de contar com a parceria de instituições privadas, agroindústrias e da agricultura familiar.

(Foto: Prefeitura de Taquaruçu do Sul/ Divulgação) 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU