Publicidade
Retomada
Frentur-RS promove Audiência Pública para debater os desafios do turismo na região
Reunião contou com a participação de lideranças políticas e empresariais regionais, além de representantes do Ministério do Turismo
Por: Redação
Publicado em: quinta, 07 de outubro de 2021 às 20:48h
Atualizado em: quinta, 07 de outubro de 2021 às 20:59h

Com o intuito de promover discussões sobre os desafios impostos pela pandemia, bem como a retomada das atividades turísticas, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (CEDST) realizou, em parceria com a Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho (Frentur-RS), na quinta-feira, 7, em Ametista do Sul, uma Audiência Pública envolvendo lideranças políticas e empresariais da região. A reunião ocorreu de forma híbrida, com a maioria do público acompanhando por meio de uma transmissão online. Ainda, participaram da reunião, deputados estaduais, empreendedores de diversas cidades do RS, além de representantes do Ministério do Turismo (MTur). A audiência foi mediada pelo deputado estadual e presidente da Frentur-RS, Dalciso Oliveira (PSB), além de contar com a contribuição do presidente da CEDST, Zé Nunes (PT). Na ocasião, o deputado Dalciso apresentou uma série de estratégias, apontamentos e diretrizes sobre a retomada do turismo dentro da perspectiva do alívio da pandemia, além de passar instruções para que os municípios consigam se adequar aos cadastros mediante o MTur, destacando o potencial turístico das cidades do Noroeste gaúcho. “Ametista do Sul fica localizada na região turística chamada de ‘Rota das Águas e das Pedras, localidade onde existem muitas potencialidades a serem exploradas”, afirma o deputado.
Na oportunidade, a presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista do Sul, Rejane Cadena de Assunção, destacou a força que setor apresenta, porém, a região carece, ainda, de investimentos públicos.  “Nosso potencial turístico é muito grande, mas ainda falta infraestrutura para a cidade, por isso pedimos auxílio às lideranças políticas para articularem recursos para o nosso município”, destaca a presidente Rejane. 
O empresário de Ametista do Sul, Silvio Pôncio, pontua que fomentar o turismo é sinônimo de crescimento para todos os municípios da localidade.  “A nossa ideia sempre foi a regionalização, para que todos cresçamos juntos em prol do desenvolvimento e fortificação de toda a região”, afirma Pôncio. 
O deputado Dalciso enfatizou que uma série de articulações e encaminhamentos estão sendo elaborados junto ao governo do Estado em consonância com o governo federal, para que recursos sejam pleiteados e investidos em busca do desenvolvimento do setor. Ainda, uma carta tratando sobre reinvindicações para a Rota das Águas e das Pedras foi redigida e será encaminhada ao MTur.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU