Publicidade
Economia
Confiança do empresário do comércio cresce 4,3% em agosto
Índice alcançou 115 pontos, ficando acima da zona considerada de satisfação
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quarta, 18 de agosto de 2021 às 13:57h
Atualizado em: quarta, 18 de agosto de 2021 às 14:03h

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), de agosto, foi divulgado e mostrou novo avanço com o terceiro crescimento consecutivo no ano. O aumento é de 4,3% na comparação com o mês anterior, alcançando 115 pontos, ficando acima da zona considerada de satisfação, no comparativo anual, com alta de 47,2%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 18, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a entidade, “a alta aparece reforçada pela expectativa de melhoria das vendas do Dia dos Pais e da economia em geral”, afirma em nota.  

Publicidade

A avaliação indicou ainda a continuação da tendência de incremento da confiança dos empresários, após fortes aumentos ocorridos em junho, de 12,2%, e julho, com 11,7%. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirma que a proporção de pessoas vacinadas no país está diretamente ligada à resposta do setor, mesmo que ele ainda dependa das vendas presenciais. “Mesmo com alta digitalização do comércio e adoção de serviços de delivery, seja em shopping centers ou lojas de rua, é um segmento que tende a acompanhar essa movimentação física de pessoas”, observou.

Segundo a CNC, o Icec vem se mantendo na zona de otimismo desde julho. O principal responsável pela alta, como apontam as últimas pesquisas, é o subitem relativo às condições atuais do empresário do setor (10,6%), mas também com boa participação do subitem sobre a percepção de que as condições da economia melhoraram (14,9%).

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Agência Brasil
Vitrine do AU