Casa, viagem, carro e empreender

“Se você for atrás do mundo, ele fugirá de você. Se você fugir do mundo, ele irá atrás de você”.

Publicado em: 19/09/2019

Mercopar

O Sebrae está disponibilizando um ônibus para transportar gratuitamente empresários e estudantes interessados em visitar a Mercopar, em Caxias do Sul. Na programação está o Encadear Summit'2019, o Salão de Inovação e o Salão de Negócios, este último uma ótima oportunidade para as empresas da região identificarem negociações e novos clientes. Saída e retorno serão no mesmo dia, 1º de outubro. Quem desejar participar deve se inscrever pelo telefone (55) 9.9610-9732.

 

Definida data do Empresário do Ano

Já está definida a data da eleição do próximo Empresário do Ano. O evento que mobiliza o empresariado local acontecerá no dia 8 de novembro, na Liv Space. Com a definição já inicia a expectativa de quem serão os 10 indicados e quem receberá a maior honraria da iniciativa privada. Criado em 2009, na gestão do empresário Benoni Sponchiado à frente da ACIFW, o evento, realizado em parceria com o município de Frederico Westphalen, já está consolidado e este ano promete novidades. 

 

Simone Leite na ACI

Uma das lideranças com voz ativa no meio empresarial e político no Estado, a presidente da Federasul, Simone Leite, palestrou na ACIFW ontem, 13, ao meio-dia, dando um belo exemplo de coerência e ponderação, contestando a cultura da grenalização. Simone, que foi candidata ao Senado pelo PP em 2014 e é a primeira mulher a comandar a entidade que congrega todas as associações comerciais do Estado, fez uma análise de cenário, afirmando que estamos colhendo os frutos da política vigente no país nos últimos 16 anos. Também traçou um panorama positivo para 2020, baseado em indicadores que já são percebidos neste ano. Confira mais informações no site e na edição de quarta-feira do AU.

 

Foto: No tom da conversa (TJ) (83)

Legenda: Presidente da ACIFW, Ramir Severiano, coordenou sessão de perguntas direcionadas a Simone Leite

 

Deixando o pago

Mais de 700 mil gaúchos deixaram o Estado no último ano e um dos destinos foi o Paraguai, que tem atraído empreendedores por fatores de produção amplamente vantajosos para a indústria, como imposto único apenas na saída do bem exportado, custo de energia 70% menor, tributação no salário 65% menor e ausência de tributação sobre a renda da indústria, contando com ofertas de uma infraestrutura competitiva e completa a apenas 11 km do Brasil, e isto em um ambiente político estável e favorável ao mercado, com uma economia em crescimento de 3,5% ao ano.

 

Casa, viagem, carro e empreender

 De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/RS, empreender segue sendo o quarto na lista dos principais sonhos dos gaúchos, atrás apenas de comprar a casa própria, viajar por todo o Brasil e comprar um carro. O potencial empreendedor, aquele que manifesta interesse em abrir o próprio negócio no futuro, subiu consideravelmente entre a pesquisa anterior e essa: passou de 13,8% (2016) para 25,8% (2018).

 

Sicredi projeta cenário para 2020

No dia 5, o Sicredi – unidades do Centro e Ipiranga –, de FW, realizou a reunião de núcleo reunindo grande número de empresários. Além dos indicadores que refletem o excelente desempenho da cooperativa em FW e região, chamou a atenção a análise do cenário econômico realizado pelo diretor Márcio Girardi. O gestor, utilizando dados de consultorias qualificadas, avaliou a briga entre os Estados Unidos e a China, alertando que este conflito está levando à estagnação da nossa indústria. Com otimismo, mas sem perder o foco nos desafios da realidade, apresentou os números do PIB de 2020 e as projeções das taxas de juro, números que sinalizam a recuperação econômica. Todos os gráficos e a apresentação completa estão disponíveis no site do Sicredi.

 

 

Para refletir:

“Se você for atrás do mundo, ele fugirá de você. Se você fugir do mundo, ele irá atrás de você”.

Hari Dass

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica