PUBLICIDADE
9 - Balonismo Trip
Adriano Dal Chiavon
Adriano Dal Chiavon

Jornalista, formado na UFSM/FW.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Covatti Filho é confirmado secretário estadual da Agricultura

Covatti Filho foi confirmado como secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Publicado em: 22/12/2018

O nome de Covatti Filho foi confirmado pelo governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), como secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, ontem, 21. Também foi confirmada a junção das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação com a de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Em contato com a assessoria do deputado, a informação é que ainda na tarde de ontem ele se reunisse com a equipe de transição do setor para ficar a par do que está em andamento. Covatti Filho é deputado federal pelo PP, filho da deputada estadual Silvana Covatti e do ex-deputado Vilson Covatti, todos do mesmo partido e naturais de Frederico Westphalen.

 

Eleita nova mesa-diretora do Legislativo de FW

Durante a última sessão ordinária do ano do Legislativo de Frederico Westphalen, os vereadores do município definiram a nova mesa-diretora da casa para 2019. Após vitória por seis votos a cinco da Chapa 1, a nova mesa-diretora ficou composta pelo presidente Inácio Panosso Júnior (MDB), vice-presidente João Vendruscolo (MDB), primeiro-secretário Celson Oliveira (PSDB) e segundo-secretário Jacques Douglas de Oliveira (MDB). Os novos integrantes da mesa-diretora da Câmara de Vereadores frederiquense assumirão o posto a partir do começo do próximo ano e seguirão até o fim de dezembro no cargo. O levantamento do AU com as novas mesas-diretoras de todos munícipios de sua abrangência será publicado na edição impressa de 5 de janeiro.

Definidos novos líderes de bancada

Logo após a eleição da nova mesa-diretora do Legislativo frederiquense, também foram escolhidos, com aprovação unânime, os líderes de bancadas. O MDB será liderado pelo vereador Lídio Pedro Signori, tendo Jocelito Busatto como vice-líder, enquanto a bancada progressista terá como líder Loridane Pessoto e vice Albino Zardinello. Os vereadores Celson Oliveira e Oliverio de Vargas Rosado serão os líderes, como únicos representantes, das bancadas do PSDB e PDT, respectivamente.  

Projetos em pauta são aprovados

Ao longo da sessão, que perdurou por mais de quatro horas, houve grande expediente e a aprovação de todos os projetos em pauta, entre eles a autorização ao Poder Executivo de celebrar convênio com municípios regionais objetivando a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) regionalizada; a aprovação de autorizações para conceder incentivo a quatro empresas; uma contribuição ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de FW; incentivo à fertirrigação canalizada e uma alteração do dispositivo que regulamenta a exploração do serviço público de transporte individual por táxi no âmbito municipal. Ainda, o único projeto que não foi aprovado com unanimidade foi o novo código do sistema tributário do munícipio, que contou com sete votos favoráveis e quatro contrários. Por fim, foram definidos os integrantes das comissões permanentes da casa. 

 Marly Vendruscolo e Silvano Faccin são cotados para a 19ª CRS

Enquanto o secretariado do futuro governo estadual de Eduardo Leite está sendo montando na capital, na região nomes para assumir as repartições públicas estaduais também estão sendo levantados. No caso da coordenação da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), os dois mais cotados, até o momento, são a atual secretária municipal de Saúde de Caiçara e ex-candidata à prefeita de Frederico Westphalen pelo PP, Marly Vendruscolo, e o coordenador regional do PSDB, Silvano Faccin. A dupla confirma que seus nomes são cogitados, mas adotam uma postura ponderada, afirmando que aguardam as definições políticas.

Comitiva de baianos visita Cigres

Um grupo de prefeitos e engenheiros baianos do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) estiveram visitando o Cigres na quinta-feira, 20. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o funcionamento do consórcio regional. Além do Cigres, a comitiva também percorreu outros locais no Estado que atuam nesta área. “Os baianos que visitaram o consórcio já há algum tempo vinham se aproximando com o Cigres, tido por eles como um modelo a ser seguido. Inclusive, já estamos sendo modelos em nível nacional, como um formato exitoso, sobretudo para tratar dos resíduos sólidos urbanos”, destaca o coordenador do Cigres, Antônio Mauro Rodrigues Cadorin. O Consisal abrange 20 municípios da Bahia, em uma área de mais de 300 quilômetros, com uma população superior a 600 mil pessoas.

Prefeitos da Amzop visitam Roraima

O presidente da Amzop, Gilson de Carli, e os prefeitos de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari; de Caiçara, Marcio Menuzzi; de Três Palmeiras, Silvanio Antônio Dias; e o vice-prefeito de Seberi, Marcelino Galvão Bueno Sobrinho, além do secretário-executivo da Amzop, Luiz Queiroz, estiveram no início desta semana em missão na capital de Roraima, Boa Vista. O objetivo da viagem foi conhecer a realidade vivenciada por imigrantes venezuelanos que recebem apoio do governo brasileiro em solo boa-vistense. O grupo da região viajou em um avião da Força Aérea Brasileira e foram recepcionados no Estado do Norte do país pelo Ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame.

Sensibilização aos imigrantes venezuelanos

Os gestores da região e de outros municípios do Estado conheceram toda a estrutura montada pelo governo federal na capital roraimense para o acolhimento dos venezuelanos, além de presenciar a situação vivida por muitas famílias que dormem há meses de forma improvisada em barracas implantadas pelo Exército Brasileiro. No retorno ao RS, um grupo de 40 imigrantes viajou junto com os prefeitos, rumo ao município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha. No mês passado, o recebimento de imigrantes venezuelanos em municípios da região foi um dos temas de uma reunião da Amzop, da qual, inclusive, estiveram presentes representantes do MDS e da ONU. Na ocasião, diversos prefeitos se posicionaram favoráveis à recepção de alguns imigrantes.

 Roteiro turístico marca fim de ano de prefeitos

Dezenas de prefeitos da Amzop participaram na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, de um roteiro turístico regional, marcando o fim de ano da associação. As visitas a pontos turísticos da região começaram por Nonoai, onde uma missa foi presidida pelo bispo dom Antonio Carlos Rossi Keller, lembrando a trajetória dos mártires padre Manuel e coroinha Adílio. Na sequência, o grupo se deslocou para Ametista do Sul, onde vários locais foram visitados pelos prefeitos e primeiras-damas participantes. Por fim, o novo empreendimento iraiense, AJ Thermas Hotel Iraí, foi o local escolhido para o pernoite. Outros atrativos do município de Iraí também foram visitados pelo grupo no decorrer do sábado. “Foi um roteiro positivo. A associação deve promover mais vezes esta espécie de atividade, para alavancar o turismo regional”, destaca o presidente da Amzop, Gilson de Carli.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Detetizadora Daniel