PUBLICIDADE
Assinatura AU - Banner Nº 9 - Interna
Antonio Carlos Rossi Keller
Antonio Carlos Rossi Keller

Bispo da Diocese de Frederico Westphalen. Formado em Filosofia e em Teologia, com mestrado em Teologia, pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, com especialização em Teologia Espiritual e Formação de Seminaristas, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

A fé em Jesus Cristo

Estamos a caminho da eternidade e Deus está sempre conosco

Publicado em: 10/03/2018

Nosso Senhor, no Evangelho deste Domingo (João 3,14-21), nos diz que “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita nele não pereça, mas tenha a vida eterna”. Acreditar em Jesus Cristo: trata-se não só de aceitar os seus ensinamentos, mas de aderir à própria pessoa de Jesus, compartilhando a sua vida e o seu destino, participando na sua obediência livre e amorosa à vontade do Pai. Pela graça do Espírito Santo, unimo-nos a Jesus e tornamo-nos conformes a Ele, procurando segui-lo, “para termos nele a vida eterna”.

Como discípulos de Cristo, somos chamados a assumir a sua atitude de obediência filial ao Pai e aos seus desígnios de salvação, que o levaram à Cruz e à Ressurreição. Cristo é a salvação e a esperança para cada homem. Nós estamos chamados a anunciá-lo com a nossa existência diária; devemos ser “sal” e “luz” para os homens e as mulheres de hoje; com a nossa vida exemplar devemos refletir a luz de Cristo e ser “fermento” de esperança para a humanidade; devemos ser luz e conforto para cada pessoa que encontrarmos no nosso caminho.

Mas é impossível amar como Cristo amou, se Ele mesmo não ama em nós; é impossível seguir Cristo Jesus, se Ele mesmo não vier viver dentro de nós: “Isto não vem de vós, é dom de Deus; não se deve às obras e ninguém se pode gloriar”, nos ensina São Paulo na 2ª Leitura de hoje (Efésios 2,4-10). Comunicando-nos o Espírito Santo, Ele entra na nossa existência e vive conosco, a tal ponto que cada cristão pode dizer com S. Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gálatas 2, 20).

 “O Batismo configura radicalmente o fiel a Cristo no mistério pascal da morte e ressurreição, revestindo-nos de Cristo. A participação na Eucaristia, Sacramento da Nova Aliança, é o vértice da assimilação a Cristo, fonte de vida eterna, princípio e força do dom total de si mesmo” (São João Paulo II, Veritatis Splendor, 21).

Escutando a Palavra e recebendo os Sacramentos com fé, o cristão é transformado na imagem de Cristo; ele o irradia e é reflexo de Cristo, como Cristo é a imagem perfeita do Pai e o manifesta ao mundo. As diversas experiências de vida cristã integram-se e mantêm-se reciprocamente no interior da comunidade dos fiéis; o seguimento de Cristo, em concreto, acontece na Igreja e atesta que nela Cristo está sempre vivo e presente.

Membros vivos do novo Povo de Deus, estamos a caminho da eternidade e Deus está sempre conosco. É este o grande motivo e a causa da nossa alegria. Caminhemos, pois, para a Páscoa com fé viva e espírito generoso, como nos diz a Oração Coleta deste Domingo.

Que a Santíssima Virgem Maria nos acompanhe sempre neste esforço quaresmal de identificação com Cristo. Agradeçamos, rezando por ele, ao Papa Francisco, que determinou a comemoração, em toda a Igreja, da Memória de “Nossa Senhora, Mãe da Igreja”, sempre na segunda feira depois do Domingo de Pentecostes.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
Marsol - Banner Nº 10 - Interno
PUBLICIDADE
Marsol - Banner Nº 10 - Interno
PUBLICIDADE
Dedetização Daniel  - Banner Nº 13 - Interno
PUBLICIDADE
Clauto Oliveira Adv. - Interno