Wilson Ferigollo
Wilson Ferigollo

Guia de turismo e pesquisador.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Tempo

O tempo sempre cura feridas e acalma pessoas mais rançosas

Publicado em: 08/08/2018

Salgados – O pequeno empresário encontra muitas dificuldades para estar entre aqueles que podem vender alimentos, graças à burocracia na tramitação de processos. Não sei quanto tempo levou, mas a Salgados Pertile, depois de uma luta incessante, obteve o registro sanitário, junto ao Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sivisa), na 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Assim, a empresa está habilitada a distribuir em mercados, podendo ser incluída no rol das indústrias de alimentos. Mais uma vitória! E para quem quer conhecer as delícias pode ir até a rua Tupã, 387, bairro Fátima, em FW.

Tecnologia – Desculpem se minha afirmação magoar alguém, mas os cursos técnicos estão possibilitando o surgimento de mão de obra especializada e abrindo espaços nas funções sociais e profissionais. A Escola Técnica José Cañellas terá agora o curso Técnico de Segurança do Trabalho, liberado pela Superintendência da Educação Profissional do Estado. Foram mais de três anos insistindo para atender a burocracia do Estado.

Humildade –  Ser humilde é um estado de graça das pessoas do bem, mas nem por isso elas merecem ser transformadas em humo pelo poder do dinheiro, do político, da palavra, do mau caráter... A humilhação sofrida por algumas pessoas permite uma pergunta: "qual a vantagem de quem humilha alguém?". Pense nisso!

Reflexão –  O atual vice-presidente do Conselho Superior da Associação Comercial de Porto Alegre, Zélio Wilton Hocsmann, antes de estar na posição atual de destaque nacional amassou barro, e como amassou. Uma revista de maio divulgou o seguinte: “Morando em Palmeira das Missões, peguei meu Fusca 1961 e fui em direção a Frederico Westphalen. Parei na esquina da jabuticaba, próximo a Seberi, sentei e me recostei em um chorão (árvore). Chorava ele e eu. Resumindo, agarrei-me em Deus e pedi ajuda para decidir se voltava ou ficava em Palmeira das Missões". Valeu o esforço, e julgo eu que deve ter vindo cadastrar empresas e agricultores para a venda de soja e outros cereais.

Aniversário – No dia 23 de julho, os amigos empresários, Mejed e Cleide Younes, comemoraram os primeiros 11 anos do Centro Óptico, empresa com atuação em ótica, joalheria e relojoaria. Disse-me o Mejed, que foi um começo cheio de dificuldades, mas com resultados que permitem ver um horizonte com algumas nuvens. Isso tudo quando se trabalha com seriedade. Parabéns!

Tempo – O tempo sempre cura feridas e acalma pessoas mais rançosas. Após mais de cinco meses da grande investida da campanha de restauração da catedral, a obra da expressão da fé de um povo preparado para ser diferente, não tenho mais ouvido tantas críticas. Os trabalhos foram iniciados e com sucesso.

IFFar-FW – O antigo Colégio Agrícola, de 1966, hoje Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW), através do diretor, Carlos Trombetta, anunciou que em breve teremos um hospital veterinário alavancando os futuros profissionais. Entre outras notícias, anunciou novos cursos para o próximo ano. É a consolidação do polo regional de educação, agora com seis universidades. Frederico Westphalen vem se destacando no país, um município com menos de 32 mil habitantes e tantos cursos superiores. Agora também tem a Unicesumar!

Candidatos – Estão em campanha para a reeleição Silvana Covatti, para deputada estadual, e Covatti Filho, deputado federal. Ambos estão estruturados em todos os municípios, mas terão muitas dificuldades pela atual situação dos políticos no país.

Chama – A região, especialmente Iraí, vive a partir de amanhã algo inusitado, na geração da chama crioula, com os cavaleiros transportando para os quatro cantos do Estado. Vale lembrar que no dia 20 de setembro de 1935, a cidade de Iraí participou das comemorações do centenário (1835-1935), realizadas na velha Barril, quando o padre Vitor e sua equipe reuniram na praça mais de mil cavaleiros, encenando uma batalha entre chimangos e maragatos. Será que alguém comemorou antes que nós?

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.