Agostinho Piovesan
Agostinho Piovesan

Jornalista, formado em Comunicação e Jornalismo na Unisinos-RS.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Grupo Creluz

A cooperativa implantação de fibra óptica em suas redes para o comando a distância dos seus religadores

Publicado em: 09/06/2018

Frederico Westphalen

É notório que Frederico Westphalen é, cada vez mais, um polo regional. É uma cidade que atrai sempre mais novas empresas, investidores e pessoas que vêm morar nessas bandas. Esse progresso, mesmo com desafios a serem enfrentados, é fruto da ação de muitas pessoas – empresários, lideranças, trabalhadores, frederiquense dos mais diversos setores.

 

HDP forte

São louváveis e oportunas as medidas que vêm sendo tomadas no HDP pela nova diretoria. A meta é otimizar, fazer gestão e buscar a recuperação financeira da casa de saúde, e manter e melhorar o atendimento em favor da população. É preciso, sempre mais, fortalecer o nosso HDP. Sucesso a nova diretoria do HDP, principal hospital da região.

 

Santo Antônio

O monsenhor Leonir Fainello, pároco da catedral, esteve no Complexo Luz e Alegria nesta semana e comentou em relação à novena em preparação à festa de Santo Antônio e também quanto à campanha visando arrecadar recursos que serão aplicados na reforma da catedral. Ele ressaltou a importância de as pessoas participarem da novena e destacou os diversos temas que são abordados na programação, que ocorre todas as noites.

 

Catedral

Em relação à campanha, Fainello disse que “a comunidade aderiu efetivamente a essa iniciativa”. Lembrou que a catedral é um símbolo religioso, local de oração e fé, além de ser um ponto turístico de Frederico Westphalen e região. “Quem ajudar, quem participar da campanha vai ficar na história da catedral e de Frederico Westphalen”, conclui Leonir Fainello.

 

URI/FW

A URI está preparando o XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica. Neste ano, o evento será realizado no campus de Santiago, no dia 31 de outubro, e a universidade espera receber acadêmicos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de aprofundar o diálogo a respeito das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional. As inscrições para o SIIC 2018 começarão no dia 10 de julho. Além do XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica, também serão realizados os XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e XVI Seminário de Extensão.

 

Taquaruçu do Sul

A Administração de Taquaruçu do Sul anuncia a compra de uma máquina retroescavadeira nova para ser utilizada pela Secretaria Municipal de Obras. A aquisição ocorreu com recursos provindos do Ministério da Agricultura no valor de R$ 218 mil. Foi uma emenda parlamentar da senadora Ana Amélia Lemos. Para completar o valor da retroescavadeira, o município entrou com contrapartida de R$ 71.750,00. Mais uma conquista importante da Administração Valmir Luiz Menegat/Guilherme Zanchet, junto com sua equipe e o Poder Legislativo como parceiro.

 

Sema I

Foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 1º, a portaria da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que regulamenta a cobrança e os descontos legais previstos na taxa de visitação e uso da infraestrutura das Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Sema II

A diretora do Departamento de Biodiversidade (DBIO) da Sema, Liana Barbizan, explica que o regramento tem o objetivo de padronizar as cobranças no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, e no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, abertos à visitação. Os dois parques são unidades de conservação de proteção integral e valiosos instrumentos de proteção ambiental.

 

Grupo Creluz I

Mais uma conquista da Creluz. O grupo atingiu mais uma importante marca no que tange a aplicação de novas tecnologias. Mais uma vez inovando, a cooperativa iniciou ainda no segundo semestre de 2017, a implantação de fibra óptica em suas redes para o comando a distância dos seus religadores.

 

Grupo Creluz II

Inicialmente, operados via sinal de telefonia celular, os religadores telecomandados começaram a ficar inoperantes assim que o sinal de telefonia oscilava ou era interrompido, justamente pela falta de energia e a ausência de baterias suplementares nas torres. Diante disso, a direção do Grupo Creluz, junto com engenheiros e técnicos, decidiu inovar mais uma vez e iniciar a implantação da fibra óptica em suas redes de distribuição. Na atualidade, 50% dos religadores operados a distância já estão conectados com a fibra óptica, ou seja, a metade da área de atuação da cooperativa, que abrange 36 municípios.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.