Mirtes Teresinha Friedrich Quadro
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro

Professora, formada em Letras e pós-graduada em Literatura e História. Sota-capataz do CTG Rodeio da Querência.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Projeto Mulheres de Outrora

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 16/01/2021

Engajamento jovem – Cada CTG está usando de criatividade e inovação para manter os jovens unidos e engajados dentro do tradicionalismo gaúcho. Muitas entidades tradicionalistas estão mantendo ensaios na forma de ensino a distância, por exemplo, assim como outras estão fazendo conversas entre instrutores, coordenadores e dançarinos, a fim de manter o elo que os une sempre firme. Apesar da criatividade e

dedicação dos líderes dos CTGs, virá o momento em que estas novidades deixarão de ser inovadoras, correndo-se um sério risco de cansar quem está na outra ponta, ou seja, os nossos tão preciosos jovens. Por isso, a ordem do momento é ter muita paciência e esperança de dias melhores logo ali na frente. Enquanto isso, é necessário ter ações que tragam coisas novas para os participantes, que gerem engajamento e fortaleça o espírito de pertencimento.

 

Projeto Mulheres de Outrora – Projeto realizado pela primeira-prenda juvenil da 28ª Região Tradicionalista, Emily Tomazoni, se tornou um grande sucesso no meio tradicionalista. Com o objetivo de tornar a realização da pesquisa pública, o livro "Mulheres de Outrora: o legado que permanece" aborda uma síntese da história de 18 mulheres que muito contribuíram para a evolução e a continuação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), tanto dentro de nossas entidades, como dentro da 28ª Região Tradicionalista (RT). No dia 21 de dezembro de 2020, em formato on-line, por meio de uma transmissão ao vivo realizada em parceria com o MTG, o documento foi oficialmente lançado. E ainda, reforçando a ideia de divulgar o trabalho e o esforço destas personagens fundamentais para o tradicionalismo, o livro está disponível em formato PDF no site do CTG Gaudérios do Rodeio (www.ctggauderiosdorodeio.com) para todos aqueles que tiverem o interesse de ler e conhecer o engajamento destas figuras femininas.

 

Legado que permanece – A primeira-prenda juvenil da 28ª Região Tradicionalista (RT), Emily Tomazoni, leva o seu excelente trabalho de pesquisa para a Ciranda Estadual de Prendas. A Ciranda, que tradicionalmente acontece no fim do mês de maio, foi suspensa e prorrogada no ano passado para que seja realizada em 2021. Com tantas incertezas pela frente, as prendas gaúchas têm a esperança da realização da Ciranda e troca de faixas, quando a situação estiver favorável.

 

Patrões da 28ª RT – Na última quarta-feira, os patrões da 28ª Região Tradicionalista reuniram-se com a diretoria da coordenadoria, para debater assuntos referentes às anuidades e cartões tradicionalistas. A reunião contou com a presença dos candidatos à presidência do MTG e aconteceu de forma on-line por meio da Plataforma Google Meet, sendo habilmente conduzida pelo coordenador Rodrigo Bordignon.

 

Terno de reis – O terno de reis é uma manifestação folclórica regional. A referência dos músicos é a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Tradicionalmente, os ternos de reis percorriam as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que é comemorado o Dia de Reis. O MTG transmitiu a “Noite de Reis” pela sua página do Facebook diretamente de Santo Antônio da Patrulha, que tem esta tradição muito marcante. Foi organizada, em decorrência das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19, uma apresentação do terno de reis dos Cantadores Açorianos e transmitida ao vivo pelas redes sociais. O tradicionalismo considera fundamental a preservação deste costume herdado dos portugueses e que representa uma linda faceta dos costumes açorianos.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.