PUBLICIDADE
9 - coronavírus
Marcelo Blume
Marcelo Blume

Administrador, especialista em Marketing e mestre em Engenharia de Produção. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e quatro livros publicados na área de gestão.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Princípios da Amazon

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 09/09/2020

As vendas on-line têm crescido muito nas últimas décadas, tendo acelerado ainda mais no mundo todo, com a pandemia. Independente do tamanho, ramo e local da sede, nossas empresas têm muito mais motivos para também estarem presentes nos marketplaces locais ou nacionais. A Amazon é responsável por mais de 50% das vendas on-line nos EUA, por mais inacreditável que uma empresa pudesse conseguir este feito e vem ganhando mercado em muitos países, incluindo o Brasil. Jeff Bezos, o fundador e atual CEO da Amazon tem a maior fortuna do planeta, conforme os rankings atuais da FORBES e outras.

Chamo a atenção dos amigos para a Amazon, acreditando que precisamos entender como seu fundador superou dificuldades e criou uma empresa que é invejada pelo mundo do varejo. A “chave” do sucesso da Amazon é atribuída à cultura organizacional, especialmente quando se pretende comparar o sucesso desta com outras empresas. Os prêmios recebidos mostram que eles procuram deixar muito claro que as pessoas e a cultura da Amazon são prioridade, assim como quais são as regras do jogo e como as coisas são feitas na empresa. Em vários espaços e momentos é possível verificar que mesmo que a pessoa seja muito talentosa, só fica se estiver alinhada com a cultura organizacional. A demissão voluntária é incentivada com bônus financeiros aos que não estão apaixonados pelo que estão fazendo.

Procurei sintetizar os princípios declarados desta cultura da Amazon nas linhas a seguir, entendendo que cada leitor pode adaptá-los ao seu negócio:

Trabalham para ganhar e manter a confiança dos clientes, muito mais do que trabalham para acompanhar a concorrência.

Não sacrificam o resultado a longo prazo em troca do resultado a curto prazo. Não dizem “isso não é o meu trabalho” e agem em nome de toda a empresa.

– Inovam e inventam procurando sempre simplificar. Procuram novas ideias em todos os lugares e não somente dentro da empresa, mas não tentam “reinventar a roda”.

Contratam e desenvolvem os melhores, buscando reconhecer os talentos excepcionais.

– Buscam incansavelmente os mais altos padrões para produtos, serviços e processos, não escondendo os defeitos “debaixo dos tapetes”, sendo que os problemas resolvidos devem servir de aprendizado e novas práticas.

Pensam grande, criam e comunicam uma direção que inspira resultados. Os líderes inspiram a equipe e cuidam de todos os detalhes para sempre servir bem os clientes.

Aceleram as questões relacionadas ao negócio, valorizando as decisões com risco aceitável.

Nãogastam dinheiro com aquilo que não importa direta ou indiretamente aos clientes.

São sinceramente mente aberta, realmente ouvem e estão dispostos a examinar suas convicções, mesmo as mais fortes, com humildade.

– Desafiam respeitosamente as decisões quando discordam, mesmo quando isso é desconfortável ou cansativo. Não gastam energia só para manter o conforto diante de uma ideia que não acreditam, mas uma vez que uma decisão é tomada e determinada, se comprometem totalmente com a sua efetividade.

Entregam resultadosfocando nos principais insumos para o negócio e na entrega com a qualidade adequada e em tempo hábil.

Aprender com quem já passou por algumas experiências e está disposto a compartilhar o aprendizado é uma forma de ganhar tempo e evitar desperdícios. Espero que os princípios da liderança da Amazon de alguma forma possam contribuir com os amigos leitores para fazerem melhor o que se propõe.

Um abraço e até a próxima!

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica