PUBLICIDADE
9 - coronavírus
Cesar Riboli
Cesar Riboli

Advogado e professor universitário.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Valorizar o comércio local

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 15/07/2020

Sempre foi importante e vantajoso para todos comprar no comércio local. Em tempos de crise econômica e de pandemia essa atitude se torna ainda mais importante. Muitas são as razões para valorização dessa atitude dos consumidores, e tratar dessa atitude de valorização do comércio local é o propósito da opinião de hoje nesse espaço, pensando em contribuir com essa questão tão importante para a região.

Decidi escrever sobre esse assunto depois de apreciar a campanha publicitária vinculada na mídia regional e estadual pela Cooperativa de Crédito do Médio Alto Uruguai (Sicredi). Que bela iniciativa, não poderia ter sido veiculada em momento mais oportuno do que esse que estamos vivendo, porque precisamos, mais do que nunca, nos apoiar, nos fortalecer para juntos superarmos a crise de saúde e da economia que nos atinge de uma forma brutal. Não é por acaso que a cooperativa se tornou uma referência para a região, para o Estado e para o país, além de ser a primeira instituição de crédito cooperativo do Brasil, sempre priorizou sua origem.

Aliás, esse belo exemplo da cooperativa poderia ser seguido por muitas outras instituições de nossa região, como sindicatos, entidades do comércio, da indústria e de serviços, além dos próprios gestores municipais. É extremamente importante e necessário mobilizar a sociedade regional, das formas que estiverem ao alcance, utilizando-se a mídia regional, redes sociais, adesivos em veículos, campanhas publicitárias e outras medidas, para que haja uma conscientização da sociedade no sentido de estimular os pequenos negócios em épocas difíceis como essa que estamos vivendo.

Apoiar os pequenos negócios e os empreendedores da nossa região durante o período de pandemia, mas não só nessa situação, ajuda na sobrevivência da pequena empresa, valoriza o desenvolvimento socioeconômico porque os pequenos negócios, como é a nossa realidade regional, são os responsáveis pelo maior número de empregos, manter esses empregos é salutar para todos.

Sabemos que os negócios locais são como combustíveis que fazem a economia local funcionar, pois promover o consumo local é gerar ganhos para a região, o fortalecimento dos negócios contribui para uma comercialização mais justa, estimula as empresas a inovar, melhorar seu atendimento e desempenho contribui para uma melhor distribuição de renda.

O apoio aos empreendimentos regionais, sua valorização e fortalecimento geram uma corrente de retribuição desses empreendimentos para a sociedade, são investimentos e apoio em ações sociais, educacionais, religiosas, culturais e tantas outras, o ganho é coletivo. Ao contrário, comprar em grandes redes sem vínculo local é contribuir para investimento em locais nos quais nossa gente não irá usufruir.

O momento exige de cada um de nós uma consciência e uma atitude de solidariedade. Essa solidariedade em relação às compras dos empreendedores e dos negócios de nossa rua, bairro, de nossa cidade, de nossa região, são fundamentais para que possamos superar esse período de pandemia.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica