PUBLICIDADE
9 - coronavírus
Ivan Luiz Tasso
Ivan Luiz Tasso

Bacharel em Administração.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Planejamento regional

Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai

Publicado em: 23/05/2020

Com a proximidade das eleições 2020, inicialmente marcada para ocorrer em 4 de outubro – se a pandemia permitir –, terão início as conversações para a elaboração dos planos de governo. Sabemos que cada município tem sua realidade, mas é possível um planejamento integrado visando um crescimento sustentável.

Foi lançado no mês de dezembro de 2010, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau). Um trabalho bem elaborado, dividido por áreas temáticas com a colaboração de profissionais qualificados que com sua participação estão ajudando a construir um futuro promissor para a nossa região.

Cada um dos 23 municípios participantes do Codemau poderá se basear neste Plano Estratégico, identificando melhor sua realidade, analisando quais as áreas que poderá se desenvolver de forma isolada e quais poderão, por meio de parcerias, crescerem de forma conjunta. Uma alternativa que, se bem trabalhada, dará bons resultados com o associativismo ou cooperativismo, que em nossa região temos excelentes exemplos.

Com este Plano Estratégico em mãos, devemos dar os passos seguintes, que são o planejamento tático e operacional. É interessante a criação de um Fórum permanente em que cada município, após o estudo e debate deste trabalho, busca a troca de experiências com os demais e de forma harmônica encontrar soluções onde, ao invés de lutar pela concorrência se estimule o associativismo ou cooperativismo.

Na capa da edição do plano está estampado “Médio Alto Uruguai Gaúcho: uma região que cresce com a sustentabilidade olhando o futuro e a qualidade de vida do seu povo”. A soma dos esforços dos três poderes constituídos, os sindicatos, cooperativas, entidades de classes, as escolas em todos os níveis, as ONGs, os partidos políticos, as igrejas, os clubes de serviços, os consórcios intermunicipais, a imprensa, a Emater, as associações (e outros mais...), todos serão chamados a opinar e trabalhar para construirmos a realidade que sonhamos.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel