PUBLICIDADE
9 - coronavírus
Paulo De Picoli Tavares
Paulo De Picoli Tavares

Formado em administração pela URI-FW. Empreendedor, consultor, coach empresarial e especialista em marketing estratégico 

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Empreendedorismo x crise econômica

Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai

Publicado em: 28/03/2020

Muito se fala no tema empreendedorismo, mas de fato, existem mais empreendedores ou desesperados? Nada melhor do que o cenário atual, que se visualiza a possibilidade de uma grande crise financeira e econômica em nosso país, para de fato discutirmos pontos relevantes no empreendedorismo brasileiro.

Um empreendedor de sucesso é aquele que projeta uma empresa com base em estatísticas, análise de mercado e estudo de viabilidade – não podemos esquecer disso. No atual cenário, donos de negócios estão muito preocupados, pois estão vendo excelentes oportunidades de mercado, no entanto, deixaram de se preparar e dar a atenção necessária para a inovação, deixando de lado a visão estratégica de longo prazo e fecharam os olhos para as ameaças externas que rodeiam as organizações. Frente a tudo isso, o caos se instalou no Brasil e os empresários foram pegos de surpresa, despreparados. A falta de criatividade e o foco somente na execução fez com que alguns perdessem a essência do ser “empreendedor”.

O empreendedor é aquela pessoa que tem grande capacidade de criar, gerar movimento, buscar o novo, estar sempre em busca de mais. Está ligado nas tendências olhando de forma sistêmica para o todo, principalmente, o segmento ao qual pertence. Sem estas características, sem qualificação e busca contínua pelo novo, os negócios quebram, com crise ou sem crise.

Chegou o momento de uma parada, infelizmente causada por uma pandemia generalizada e sob uma grande ameaça, seja da imprensa, do governo ou do nosso próprio medo. Empreendedores, lembrem-se que medo é ausência de coragem, é chegado o momento de mudar – mindset (mentalidade) –, ter coragem, sair do módulo empresário para empreendedor, tornar-se mais resiliente e não ter medo de  começar tudo de novo e reconstruir seu negócio de forma alinhada, com planejamento, controle, equipe qualificada e visão inovadora. Conselho bom... Apenas comece!

Evite entrar em pânico por ter que tomar medidas drásticas, talvez seja necessário recomeçar, aceite os riscos de uma nova jornada, dê atenção para si mesmo, mude seu mindset agora, a crise já chegou e você precisa fortalecer a mente para enfrentá-la, esteja preparado mentalmente e saiba que mais cedo ou mais tarde vai passar.

Desafie-se e abra-se para o novo, aproveite o ócio para ser criativo e se desenvolver, leia aquele livro sobre vendas, que te deixará mais preparado para alavancar sua empresa; comece um novo desafio, aprenda sobre tecnologia, finanças, liderança, marketing e, principalmente, gestão de pessoas. Vamos entrar na nova era, a era da inteligência artificial, e em terra de robôs quem tem um coração é rei.

Quando tudo isso passar você se sentirá confortável na posição onde está e entenderá que o universo conspirou para que você se tornasse mais forte, mais empoderado, mais qualificado, mais estrategista e, por consequência, mais inteligente.

Dica imparável: como estão as suas vendas, sua estratégia está correta? Está com a agilidade necessária, com a equipe competente?

Empreendedor... É exatamente aí que você precisa se reinventar e se desafiar para entregar em um nível de experiência superior ao seu cliente. Gere relacionamento, pois quando tudo passar, e vai passar, você terá consumidores leiais a você e sua empresa e seu lucro estarão garantidos.

Lembre-se: sucesso é ter CORAGEM!!!

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo