Mauro Cezar Rosa
Mauro Cezar Rosa

Administrador, consultor, professor, especialista em gestão pública e dirigente cooperativista.

mauro.frconsultoria@gmail.com

 

 

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

2020... Começou bem... pra você?

Qual a primeira ação ou atitude que você vai tomar em 2020, para se tornar uma pessoa melhor, um profissional de sucesso?

Publicado em: 20/01/2020

Há poucos dias encerramos um ciclo e, assim, entramos em uma nova década, momentos de mudanças, de novos ares, de reorganizar e abandonar velhos vícios e costumes. Neste sentido, vem em mente mais uma vez o tema do planejamento e nestas poucas linhas vamos discorrer da importância da organização pessoal e profissional de cada indivíduo. Pergunto a você que nos lê neste momento: Como uma pessoa, um profissional, consegue se desenvolver, sem foco, sem ter claro seus objetivos, sem propósito de vida? Para saber o melhor caminho a ser trilhado, é preciso no mínimo saber para onde se pretende ir...

Fazer um planejamento pessoal, nada mais é do que avaliar e analisar as necessidades que estão presentes em seu ambiente, na sua volta, e buscar identificar caminhos e ferramentas que as satisfaçam para assegurar a realização dos seus objetivos. É uma forma de reflexão, de autoconhecimento, sendo este o caminho mais prático para o sucesso pessoal. É também, neste momento, que se consegue chegar ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Assim, apresentamos como sugestão, um modelo simples, bem básico, para você que deseja adotar o planejamento estratégico como uma ferramenta de autogestão e desenvolvimento pessoal:

Primeiro passo é preciso ter um objetivo: Saber o que quero?

Segundo passo, ter metas: Por que desejo esse objetivo? Onde será feito? Quando será feito? Quanto vai custar para fazer?

Terceiro passo, ter meios, ou um método: Como farei para alcançar meu objetivo?

Quarto passo, fazer uma revisão permanente: Saber se as metas estão sendo atingidas? Alcancei meus objetivos? O que posso mudar? Quais os fatores que podem afetar meus resultados? Como posso minimizá-los?

Neste sentido, reafirmamos a necessidade de cada indivíduo organizar suas metas pessoais, seja no ambiente familiar ou no trabalho, procurar a qualificação profissional, a cada momento, pois a vida requer aperfeiçoamento constante. Alguns estudiosos sugerem que nos próximos cinco anos, o mundo vai passar por tantas mudanças tecnológicas, que haverá a necessidade de se reinventar a cada ciclo de 24 horas, ou seja, a cada dia vamos precisar recomeçar a reaprender, mais rápido e melhor, pois o processo de desenvolvimento e a tecnologia vão nos remeter a ambientes nunca imaginados.

Faço aqui mais uma provocação, ou melhor, uma reflexão: Qual a primeira ação ou atitude que você vai tomar em 2020, para se tornar uma pessoa melhor, um profissional de sucesso? Se sua resposta demorou a chegar, é mais uma evidência que o seu planejamento é falho, ou então, não está presente na sua vida neste momento.

É sabido que todos os profissionais de sucesso adotam estratégias que potencializam suas ações, para assim alcançar seus objetivos. Neste sentido, por que não seguirmos este bom exemplo? Afinal, 2020 promete ser um ano excelente e precisamos estar preparados para surfar a onda dos bem-sucedidos.       

 

Sucesso a todos.

Até mais...

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica