Cesar Riboli
Cesar Riboli

Advogado e professor universitário.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Que 2020 seja 20 20

Atualmente, muito se fala em qualidade de vida. Para que essa qualidade seja vivenciada, um período de descanso que propicie a renovação das energias é reconhecidamente uma atitude fundamental

Publicado em: 13/01/2020

O ano de 2020 inicia com muitas expectativas, afinal, é preciso acreditar e ter esperança em dias melhores, isto porque os últimos anos ficaram marcados pelas dificuldades financeiras, pelo desemprego, pela diminuição nos negócios, pela diminuição na renda das famílias, pelas dúvidas em relação aos governos.

A passagem de ano sempre tem algo de mágico para cada um de nós. As esperanças se renovam, depois de uma avaliação do ano que termina costumamos estabelecer objetivos, resgatamos os sonhos que queremos que se tornem realidades nos novos tempos que iniciam. Não é apenas o marco de início de um outro ano civil, do começo de um novo calendário anual. É um recomeço de sonhos e esperanças.

Mas, antes de iniciar a luta pelos objetivos do ano, é preciso descansar, recarregar as baterias. As férias pela importância que representa para as pessoas que trabalham durante um ano todo não podem ser concebidas apenas como um direito previsto em lei, elas são importantes porque atendem uma necessidade indispensável para o ser humano que é o resguardo da dignidade e proteção à vida.

Atualmente, muito se fala em qualidade de vida. Para que essa qualidade seja vivenciada, um período de descanso que propicie a renovação das energias é reconhecidamente uma atitude fundamental. Afinal, não somos máquinas.

A importância das férias para o trabalhador foi consagrada pela Constituição, elevada a um direito indisponível, significando que o trabalhador não pode abdicar desse direito. A proteção chegou ao ponto de proibir a prestação de serviços para outro empregador em período de férias.

Muitas vezes, questiona-se a importância das férias durante o período de verão, ou seja, de dezembro a fevereiro, entretanto, os especialistas têm reiterado que não é o período em que são usufruídas as férias a questão mais importante, mas sim, a reserva de um período de descanso.

As pessoas na maioria das vezes têm consciência da importância do período de descanso, entretanto, mesmo assim, muitos profissionais dos mais diversos setores costumam adiar, postergar o período de descanso. Sem descanso é inevitável que a força mental e física seja exigida no limite da capacidade produtiva da pessoa. Como consequência a saúde fica fragilizada e o estado emocional tende a ficar mais agressivo e impaciente.

É preciso que haja consciência por parte dos empregadores que o período de descanso para os trabalhadores é também importante para as empresas empregadoras, isto porque, o maior patrimônio de uma empresa é seu capital humano, esse descansado, com as energias recarregadas, voltará mais disposto e motivado, em consequência disso, sua capacidade produtiva será maior, ganhando dessa forma também as empresas empregadoras.

Usufruir das férias é uma questão de respeito à saúde e integridade física da pessoa, pois é um mecanismo capaz de propiciar felicidade, motivação, qualidade de vida e melhores desempenho no trabalho. Por isso tudo, férias é uma necessidade.

Encerradas as férias ou sem elas neste momento, ao iniciar um novo ano, é momento de ação para colocar em prática os sonhos e projetos, é preciso que cada um faça sua parte. Então, o desejo é que o ano de 2020 seja dez e mais dez, seja 20 20 para todos nós, que seja realmente muito bom.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel