Publicidade
Saúde
HDP regulariza salários dos funcionários
Direção do Hospital Divina Providência afirma que dificuldades pontuais foram causadas por atrasos e reduções nos repasses públicos
Por: Márcia Samento
Publicado em: quarta, 14 de maio de 2025 às 10:07h
Atualizado em: quarta, 14 de maio de 2025 às 10:12h

O Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen, informou por meio de nota oficial, na manhã desta quarta-feira, 14, que os pagamentos salariais, que haviam sofrido atraso neste mês, já foram normalizados. A instituição filantrópica destacou que a situação foi pontual e resultou da redução e atraso em repasses públicos, essenciais para a manutenção de suas atividades.
Embora não pertença à administração pública, o HDP depende fortemente de recursos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios, atendimentos particulares e de destinações orçamentárias como emendas parlamentares. Segundo o hospital, esses valores têm sido insuficientes em algumas ocasiões, afetando o fluxo financeiro da entidade.
O hospital lamentou os transtornos causados pelo atraso e reiterou seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, assim como com a valorização dos profissionais da saúde que integram a equipe. A direção também afirmou estar empenhada na busca por novas fontes de recursos que garantam a sustentabilidade da instituição.

Publicidade

Confira a nota completa
O Hospital Divina Providência é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que presta atendimento essencial de saúde à população. Embora não esteja vinculado à administração pública em nenhuma de suas esferas, sua operação depende significativamente de recursos públicos.
Atualmente, a sustentabilidade financeira do hospital se dá por meio de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. No entanto, esses recursos, por si só, em algumas ocasiões, não têm sido suficientes para cobrir todos os custos de manutenção da estrutura e da equipe. Complementarmente, o hospital também conta com repasses parlamentares e outras destinações orçamentárias, que têm sofrido atrasos e reduções nos valores esperados.
Esse contexto de redução e atraso nos repasses impactou diretamente o fluxo financeiro da instituição, resultando, este mês, pontualmente, em atrasos nos pagamentos salariais. Felizmente, a situação já foi normalizada e os pagamentos colocados em dia.
Lamentamos profundamente os transtornos causados, e reforçamos que o hospital segue empenhado na busca por soluções e novos recursos para garantir a continuidade dos serviços com qualidade, além da valorização de todos os profissionais que compõem nossa equipe.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai