A Seleção Brasileira de Patinação vai disputar a etapa semifinal da Artistic International Series (AIS) em Trieste, na Itália, na próxima semana, e nossa região tem motivo para acompanhar a competição e se orgulhar muito. Trata-se de Bernardo Folle Sponchiado, atleta natural de Taquaruçu do Sul e integrante do clube Magia da Patinação, de Frederico Westphalen, que foi convocado para competir na categoria Free Skating Men.
Esta etapa será a segunda semifinal da AIS. Na primeira, sediada em Buenos Aires, Argentina, durante o mês de abril, Bernardo foi o brasileiro mais bem classificado, ficando em 10º, com 77,16 pontos. Se repetir o feito em Trieste, o patinador taquaruçuense garantirá vaga na grande final da AIS, que acontecerá em junho na cidade de Reggio Emilia, Itália.
Sistema de classificação para a final
A classificação para a final da AIS será definida pela maior pontuação individual nas semifinais. Cada atleta participa de duas semifinais. Em cada uma, realiza manobras que recebem notas. Apenas a maior nota obtida em uma das semifinais é considerada para a classificação. As demais são descartadas. Exemplo: se um patinador marca 85, 70 e 92 na primeira semifinal, e 68, 80 e 95 na segunda, a nota válida será 95. Avançam à final os patinadores com as maiores notas entre todos os competidores.
Ascensão em evidência
Bernardo faz, até aqui, um grande 2025. Em março, venceu o Campeonato Brasileiro de Patinação. Em abril, foi até Buenos Aires, na Argentina, e voltou sendo o melhor brasileiro da semifinal, em 10º colocado na categoria Free Skating Men. Agora, sonha em chegar à final da AIS, um dos campeonatos de maior prestígio no esporte. Fato é que seu nome já figura entre os principais da modalidade no país e, se depender de Bernardo, esse será apenas o começo.
Preparação
Patrik Moretti, treinador do clube Magia da Patinação que também foi convocado e estará na delegação brasileira, tem trabalhado não só a parte técnica de Bernardo, como também o físico e o mental. “Estamos na reta final, intensificando os treinos. Temos que alinhar muito parte física e mental para conseguir executar tudo no momento de pressão e nervosismo”, afirmou.
Na parte técnica, a preparação é com foco nos saltos duplos e triplos, ressalta que foram treinados durante a preparação Saltos duplos e triplos, piruetas em posições de flexibilidade. “Esses treinamentos são responsáveis para que ele (Bernardo) possa executar os movimentos com leveza e precisão dentro dos tempos da música para obter uma boa performance”, revelou Patrik.
Partida domingo
Até o início da competição, Bernardo precisará cruzar o oceano para chegar a Trieste, na Itália, onde iniciará os treinamentos. De Taquaruçu do Sul até a cidade italiana são cerca de 10.568 quilômetros. A viagem exige logística complexa e recursos financeiros. Segundo Mauro Sponchiado, empresário e ex-prefeito de Taquaruçu do Sul, foram necessárias várias articulações para viabilizar a participação do filho nas semifinais pela Seleção Brasileira de Patinação, que contou com apoio da Sicredi Conexão. “A gente sai de Chapecó domingo de manhã. À tarde embarcamos de São Paulo para Roma. Ficamos dois dias lá e chegamos em Trieste na quarta-feira, se não me engano. O Bernardo treina na quinta, 15, e na sexta, 16, e compete no sábado, 17, e no domingo, 18", afirmou Mauro.
– A nossa região sempre revelou grandes talentos e, no esporte, não é diferente. O clube Magia da Patinação e o Bernardo Sponchiado, irão representar não só o município mas o Brasil em uma competição de nível mundial e, nós da Sicredi Conexão, acreditamos no potencial transformador do esporte para o fortalecimento das comunidades onde estamos inseridos. Por isso, incentivamos os talentos locais e sentimos orgulho de poder acompanhar essa trajetória tão vitoriosa – destacou a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná.