A empresa Vitrola, Fundada em 1987, conquistou um passo importante em 2025, a Instituição que atua no ramo de distribuição de livros desde 2011, integrou recentemente na Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). A ABDL consiste em uma importante corporação nacional que representa empresas e profissionais que trabalham para colocar o livro nas mãos do leitor, com o foco em fortalecer o mercado de livros no Brasil e promover o acesso à leitura.
Fortalecimento da democratização
A inserção da Vitrola na diretoria da ABDL representa um avanço significativo na busca pela democratização da leitura no Brasil. Ao assumir o cargo de diretor varejista da associação, o gerente de compras, Severino Piovesan, fortalece a presença de uma empresa do interior gaúcho em um espaço nacional de decisão, o que é especialmente relevante para municípios da região noroeste do Estado.
A atuação da empresa, que já se destaca na distribuição e publicação de livros, além de manter livrarias físicas em cidades estratégicas do interior, agora ganha uma dimensão ainda mais estratégica. A nova posição permite contribuir com propostas concretas voltadas à valorização dos profissionais do livro e à ampliação real do acesso à literatura em localidades que tradicionalmente ficam à margem das grandes políticas públicas de fomento à leitura.
— A presença da Vitrola nesse movimento sinaliza um alinhamento de propósitos e a consolidação de uma trajetória construída sobre bases sólidas de inovação, dedicação e amor aos livros — destaca Piovesan.