O Grêmio empatou em 2 a 2 com o Godoy Cruz na noite de quinta-feira, 24, no Estádio Feliciano Gambarte, em Mendoza, na Argentina. A partida que marcou a volta do treinador Mano Menezes ao Imortal, nas quais a sua equipe perdeu por duas vezes a oportunidade de voltar para Porto Alegre com os três pontos, frente ao seu principal adversário no grupo da Sul-Americana.
A vitória que escapou pelas mãos
O início do duelo foi de dificuldades para os comandados de Mano, que enfrentaram uma forte marcação alta dos argentinos durante os 20 minutos iniciais. Essa dificuldade foi superada, e a partir disso, o Grêmio começou a ter mais a bola mesmo não transformando a posse em chances claras de gol.
Foi utilizando a estratégia de marcação pressão do adversário que o Grêmio abriu o placar aos 34 minutos, com Edenílson, após roubada de bola do dinamarquês, Braithwaite, que só teve o trabalho de servir o companheiro que finalizou para o gol, abrindo 1 a 0 para os visitantes. O primeiro tempo encerrava-se e o time gaúcho ia para o intervalo mais tranquilo com a vantagem de 1 a 0 conquistada.
Na volta para a segunda etapa tudo parecia tranquilo e dominado para o imortal que via o seu adversário não conseguir criar boas chances de gol. A situação começou a mudar quando o técnico do Godoy Cruz, Esteban Solari, começou a fazer as mudanças em seu time. E foi do banco de reservas que veio o empate dos argentinos com o centroavante Auzmendi que de cabeça encobriu o goleiro, Tiago Volpi, após falha individual do zagueiro, Jemerson.
Foi dos suplentes que veio o segundo gol gremista também. Alexander Aravena em contra-ataque puxado por Cristian Oliveira aos 36’ da etapa final, completou com categoria de cobertura por cima do goleiro adversário, 2 a 1 para o Grêmio. O que era bom durou pouco, e cinco minutos mais tarde o tricolor sofreu novamente o empate com Dupuy, desvencilhando-se da marcação de Jemerson e desviando o chute de Barrea.
O que evoluiu e o que ainda tem que evoluir
Com o empate, o Grêmio segue atrás do Godoy Cruz no grupo D da Sul-Americana por ter um gol a menos de saldo do que os argentinos. Ao final da partida, o treinador Mano Menezes ressaltou que a equipe ainda tem muito o que melhorar na parte defensiva, mas que já vê uma evolução da equipe em comparação às últimas apresentações. “Já vi uma melhora no comportamento da equipe, desde o Gre-Nal, e, hoje, o time repetiu isso”, destacou o técnico.
O próximo compromisso do Grêmio será no domingo, 27, às 18h30min contra o Vitória, no Estádio do Barradão, em Salvador. Para esta partida, a equipe tricolor pode ter a volta do zagueiro Wagner Leonardo, que desfalcou o time pela competição continental para tratar uma lesão de grau 1 na coxa.