Com o final do vínculo entre Grêmio e Renato Portaluppi oficializado na tarde de segunda-feira, 9, o tricolor vai ao mercado em busca de um novo treinador para assumir o lugar que antes era ocupado pelo maior ídolo do clube. Nomes não faltam para o presidente Alberto Guerra e sua direção buscarem até o início da temporada de 2025.
A volta de um velho conhecido
Tido como um dos principais técnicos desempregados no momento, Adenor Bacchi, o “Tite”, é o nome mais desejado pelo torcedor gremista para assumir o lugar de Renato Portaluppi. O gaúcho de Caxias do Sul ficou marcado na história gremista por ter vencido a Copa do Brasil de 2001, demonstrando um futebol encantador com a colaboração de grandes jogadores como Zinho, Anderson Polga, Tinga e Marcelinho Paraíba.
Tite ficou conhecido no cenário nacional por ter comandado a seleção brasileira em duas Copas do Mundo (2018 e 2022), sendo eliminado nas duas oportunidades nas quartas de final pela Bélgica e pela Croácia respectivamente.
Comando estrangeiro
Outros treinadores que tem seus nomes circulados no time de Porto Alegre são o do argentino Hernan Crespo, e o do português, Luís Castro.
Crespo ficou conhecido no Brasil por treinar o São Paulo na temporada de 2021. Em sua passagem pelo clube paulista, o comandante Sul-Americano conquistou o Campeonato Paulista da temporada, título que o time não conquistava há 16 anos. O ex-atacante teve seu último trabalho no Al Ain, dos Emirados Árabes, tendo sido campeão da Champions League asiática na temporada de 2023/2024.
Já Luís Castro, talvez seja o técnico mais preterido entre os clubes da Série A. Castro ficou conhecido no Brasil pela sua passagem no Botafogo entre 2022 e 2023. Pelo time da estrela solitária o comandante português ficou marcado por um futebol sólido, que levou a equipe para a liderança do Campeonato Brasileiro de 2023, até ser “chamado” por Cristiano Ronaldo para comandar o Al Nassr, da Arábia Saudita. Castro teve seu vínculo encerrado com a equipe árabe após perder um título nacional para o Al Hilal, time comandado pelo também português, Jorge Jesus.
Que tal apostar na nova geração?
Ainda no espaço das especulações, o mercado apresenta ao Grêmio outros treinadores que podem ganhar uma oportunidade, caso nenhum dos tidos como “ficha um” acabem fechando contrato com o Tricolor de Porto Alegre.
Entre os nomes de treinadores que despontam caso “nada dê certo” são os de Thiago Carpini e Cleber Xavier. Marcado por subir o Juventude para a Série A em 2023, e salvar o Vitória do rebaixamento em 2024, Carpini poderia ter no Grêmio a oportunidade de se firmar em um grande clube, apagando a curta passagem de dois meses que teve no São Paulo substituindo Dorival Júnior.
Já Cleber Xavier, desponta como uma novidade no mercado, tendo sido auxiliar de Tite desde 2003, Xavier busca sair das sombras do velho companheiro e emplacar um trabalho de sucesso frente a um grande clube brasileiro.