O campus da UFSM-FW marca sua presença no Pavilhão Conexão Expofred Agro, durante a Expofred 2025, feira multissetorial do município de Frederico Westphalen, que ocorre até o domingo, 4, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella. Além do estande institucional, a universidade participa de rodas de conversa e palestras no espaço que conecta o agro e a feira.
O estande conta com a participação de startups incubadas na UFSM e de empresas juniores da UFSM/FW (AGR Jr. Consultoria Agronômica e Ecológica Empresa Jr.), além da divulgação de projetos coordenados por professores da instituição. Também, os docentes participam de palestras e rodas de conversa acerca de temáticas como grãos, mudanças climáticas, fertilizantes, turismo e presença feminina no agro.
Na manhã desta quinta-feira, 1º, com a temática Grãos, a UFSM/FW inicia a sua participação no Pavilhão Conexão Expofred Agro com o professor Antônio Luis Santi, cofundador da empresa ConnectFARM e docente da universidade, que apresenta a “Startup ConnectBIO”. Em seguida, Santi participa de uma roda de conversa, com o tema “Maquinários, drones e grãos”.
Durante a tarde, a UFSM/FW promove palestra com a temática “Mudanças climáticas e manejos de doenças de plantas”, com o professor Lucas Navarini, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Posteriormente, o professor da UFSM/FW, Clovis Orlando Da Ros, ministra a palestra “Tecnologias de produção de fertilizantes organominerais”. Em seguida, Antônio Luis Santi realiza o lançamento do livro “Plantas de Cobertura e Ambientes Limitantes”, e a professora Gizelli Moiano de Paula, da UFSM/FW, media uma roda de conversa com o tema “Clima, fertilizantes, drones e grãos”. Para finalizar a programação do dia, a AGR Jr. Consultoria Agronômica apresenta seus serviços e suas iniciativas.
Já no sábado, 3, pela manhã, o professor Joel da Silva, da UFSM/FW, apresenta a plataforma Radar do Turismo e sua potencialização no turismo rural. Na tarde do mesmo dia, com a temática Mulheres do Agro, a universidade participa do espaço com a palestra “Do ensino ao campo”, com as professoras Denise Schmidt e Gizelli Moiano de Paula, da UFSM/FW.